Pular para o conteúdo principal

Intel culpa fabricantes de placas-mãe por problemas de estabilidade em seus processadores

A Intel se pronunciou sobre problemas de estabilidade com os principais processadores Core de 13ª e 14ª geração. Segundo a empresa, algumas placas-mãe são as responsáveis diretas pela questão.

A questão central teria relação com placas-mãe direcionadas ao público entusiasta, modelos high-end que prometem extrair ainda mais desempenho de um determinado processador.

Estabilidade comprometida

Em um documento interno, a Intel afirma que os fabricantes de placas-mãe desativam a proteção térmica e de fornecimento de energia, que atuam como limitadores para que os processadores não permaneçam por longos períodos sob alta tensão e frequência. Os recursos em questão são os seguintes: Current Excursion Protection er o Thermal Velocity Boost. 

foto de um processador da Intel

A recomendação da Intel é que os fabricantes apliquem, via atualização de BIOs, que os processadores operem dentro das especificações oficiais. Gigabyte e ASUS já começaram a seguir a recomendação. Em nota, a ASUS divulgou que “a atualização introduz a opção Intel Baseline Profile, permitindo aos usuários reverter para as configurações padrão de fábrica da Intel, reduzindo o limite de energia e melhorando a estabilidade.

A Intel também solicitou que os fabricantes de placas-mãe implementam avisos para os usuários, alertando-os sobre qualquer uso de recursos desbloqueados ou overclock.

Impacto no desempenho

Segundo alguns testes, ao aplicar o Intel Baseline Profile na placa-mãe ASUS ROG Maximus Z790, com o processador Core i9-14900K, resulta em uma queda de performance de cerca 8% para o processador, chegando a um percentual um pouco maior em determinados casos.

Com esse perfil ativo, a CPU é limitada a 253W e a temperatura máxima é reduzida para 89 graus.

Ao rodar Starfield, por exemplo, numa resolução baixa como 720p, cenário de uso em que o processador será mais requisitado do que em altas resoluções, em que a carga está mais com a placa de vídeo, a configuração com o Core i9-14900K atingiu uma média de 164,1 FPS com o Intel Baseline Profile desativado. Ao ativar o perfil recomendado para a Intel, a média de FPS caiu para 151,3 FPS.

Varejistas estão insatisfeitos com a Intel

processador da Intel

Segundo o Moore’s Law Is Dead, diversos atacadistas e varejistas estão insatisfeitos com os processadores mais recentes da Intel. Segundo algumas fontes consultadas, há um grande problema em relação confiabilidade desses processadores, e até mesmo no ponto da Intel conseguir atender aos pedidos de RMAs desses chips.

“Francamente, desde a 10ª geração, a Intel tem tido uma confiabilidade cada vez pior, perlo menos para nós. Mesmo assim, acho que os chips Alder Lake (12ª geração) foram muito bons. Porém, com a 13ª geração tivemos muito mais pedidos de retorno, muito mais, mas do que na 11ª geração. E o Core de 14ª geração são um desastre”, diz um varejista consultado.

Fonte: https://www.hardware.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LG lança no Brasil monitor ultrawide curvo WQHD de 34 polegadas com taxa de atualização de 100 Hz

A LG lançou no no Brasil um novo monitor UltraWide curvo com painel VA de 34 polegadas com resolução WQHD. Batizado de 34WR50QC-B, esse modelo tem suporte a tecnologia AMD FreeSync , e a taxa de atualização é de 100 Hz. Dentre outros recursos suportados, a LG destaca a função Picture By Picture (PBP), que permite a visualização de múltiplos conteúdos a partir de dois computadores diferentes simultaneamente, recurso ideal para espaços de coworking onde duas pessoas podem compartilhar o mesmo monitor. O monitor também promete 99% de cobertura do espaço de cor sRGB e suporte ao HDR10. “O novo monitor contempla características para o conforto visual durante a utilização, a partir das funções Reader Mode, onde os consumidores podem ajustar a temperatura de cor e a luminância para contribuir com a redução dos níveis de fadiga ocular e Flicker Safe, que controla a intensidade de brilho (cintilância) do monitor praticamente imperceptível ao olho humano, ajudando assim a re

Reator de fusão nuclear supera dois obstáculos operacionais importantes

  Um trabalhador dentro da câmara de vácuo do tokamak DIII-D durante uma parada para manutenção. [Imagem: Rswilcox] Plasma estável por mais tempo Uma reação de  fusão nuclear  superou duas barreiras cruciais para operar em um "ponto ideal" necessário para a produção de energia: Aumentar a densidade do plasma e manter esse plasma contido mais denso. O feito foi alcançado em um pequeno reator experimental do tipo  tokamak , chamado DIII-D, pertencente ao Departamento de Energia dos EUA, mas operado pela empresa General Atomics. Existem várias abordagens na tentativa de chegar à fusão nuclear sustentada, como a mais famosa  fusão inercial a laser , que vem batendo todos os recordes até agora, a  fusão magneto-inercial , o  reator SPARC do MIT  e o  reator de fusão privado Trenta . Mas os tokamaks representam de longe a versão mais utilizada em todo o mundo, consistindo em uma uma câmara em formato de pneu onde um plasma mais quente do que a superfície do Sol precisa ser contido

Gemini: IA do Google chega ao Android no Brasil; veja como usar

O Google disponibilizou o Google Gemini para download em celulares Android, via Google Play. Além de funcionar como um chatbot baseado em inteligência artificial , como o ChatGPT , o app pode substituir o assistente digital padrão do Google, ativado pelo comando de voz “ok Google”. Ao ser instalado, o app pergunta ao usuário se quer substituir o tradicional assistente pelo Gemini, mostrando algumas das diferenças entre os sistemas. Dentre as habilidades do Gemini estão “criar imagens personalizadas, escrever e-mails e postagens, aprender de forma prática, definir alarmes, timers e lembretes e muito mais”, de acordo com o app. Recursos oferecidos pelo assistente antigo, como “usar as rotinas do Assistente” e “traduza conversas em tempo real” não aparecem na lista de recurso do Gemini, na tela inicial do app. Em testes da reportagem, o Gemini não atendeu ao pedido “toque uma música no Spotify”, respondendo “ainda não posso te ajudar com este provedor, mas estou aprendendo”. O