Pular para o conteúdo principal

Tela flexível LCD, mostrada no MWC, está bem perto de ser realidade

O display flexível está cada vez mais perto de se tornar realidade. E no Mobile World Congress (MWC), demos mais um passo para as telas dobráveis. A empresa inglesa Flexenable mostrou seu protótipo: em formato de relógio (ou pulseira, ou celular de pulso...), o dispositivo gerou muita curiosidade.

A tela é feita de transistores escritos em plásticos – após mais de 10 anos pesquisando como substituir o vidro – para criar o chamado OLCD (display de cristal líquido orgânico). Aliás, as folhas de plástico-transistor também estavam em demonstração. E mostravam um “ponto-fraco” da ideia: é possível dobrar no limite da curvatura, mas sem fazer vincos. Caso haja um vinco, a corrente é interrompida e o sistema, paralisado.

O OLCD também não é transparente, já que, assim como os LCDs tradicionais, usados na maioria dos celulares atualmente, não emite luz e precisa de uma fonte emissora. No caso do protótipo mostrado no MWC, também não havia sensibilidade touch -  que está nos planos da companhia.

Tela Flexível (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Tela Flexível estará no mercado em até 18 meses, segundo empresa desenvolvedora (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


O OLCD, segundo os engenheiros, consome a mesma quantidade de energia e tem a mesma resolução do LCD comum. A Flexenable promete que sua tecnologia estará pronta para o mercado em até 18 meses – e que já está em negociação com grandes empresas do mercado. Os designers de gadgets mal podem esperar para revolucionar o já idoso celular rígido e retangular.

Fonte: TechTudo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LG lança no Brasil monitor ultrawide curvo WQHD de 34 polegadas com taxa de atualização de 100 Hz

A LG lançou no no Brasil um novo monitor UltraWide curvo com painel VA de 34 polegadas com resolução WQHD. Batizado de 34WR50QC-B, esse modelo tem suporte a tecnologia AMD FreeSync , e a taxa de atualização é de 100 Hz. Dentre outros recursos suportados, a LG destaca a função Picture By Picture (PBP), que permite a visualização de múltiplos conteúdos a partir de dois computadores diferentes simultaneamente, recurso ideal para espaços de coworking onde duas pessoas podem compartilhar o mesmo monitor. O monitor também promete 99% de cobertura do espaço de cor sRGB e suporte ao HDR10. “O novo monitor contempla características para o conforto visual durante a utilização, a partir das funções Reader Mode, onde os consumidores podem ajustar a temperatura de cor e a luminância para contribuir com a redução dos níveis de fadiga ocular e Flicker Safe, que controla a intensidade de brilho (cintilância) do monitor praticamente imperceptível ao olho humano, ajudando assim a re...

Luvas especiais garantem sensibilidade sobre-humana

Dispositivos usam ressonância estocástica para aumentar o tato do usuário. Pesquisadores do Georgia Institute of Technology desenvolveram uma luva que possui pontas especiais destinadas a aumentar a sensibilidade que o usuário tem a toques. Para isso, são utilizadas pequenas vibrações que aumentam a sensação tátil e desempenho motor daqueles dispostos a vestir o equipamento. O protótipo criado pelos pesquisadores funciona a partir de um conceito conhecido como ressonância estocástica, no qual determinadas quantidades de ruídos brancos são capazes de aumentar a visão, audição, equilíbrio e tato. Apesar de bastante conhecido, nunca antes o conceito havia sido aplicado em um dispositivo que pudesse ser vestido. Tecnologia em desenvolvimento O conceito desenvolvido pelos pesquisadores ainda está em etapa inicial de testes, embora os resultados obtidos até o momento sejam animadores. Pessoas que usaram a luva foram capazes de coletar mais dados a partir de toques do que aquel...

Firefox 6.0

Firefox 6 é mais veloz que as versões prévias e utiliza menos memória do que o Firefox 5 O lançamento oficial do Firefox 6 está marcado para a próxima quinta-feira mas a Mozilla já está disponibilizando a nova versão de seu browser para aqueles que não conseguem esperar. Segundo o site americano  PC Magazine , que já testou por conta própria a nova versão, o Firefox 6 é mais veloz que as versões prévias e utiliza menos memória do que o Firefox 5. O  The Inquirer  afirma que novas ferramentas dessa versão prometem melhorar a navegação dos usuários. Digitando "about:permission" na barra de endereço do navegador, os usuários terão a chance de configurar sites específicos e salvar suas senhas, cookies e imagens conforme desejarem. Outra melhoria da nova versão é ótima para desenvolvedores do Linux, uma vez que o Firefox 6 facilita a vida destes usuários com a disponibilização do Web Console e Scrathpad, uma ferramenta que testa o JavaScript dentro do próprio browser. Que...