Principal 'software' de código aberto vai comercializar nova plataforma em 2014
O sistema operativo Ubuntu (de código aberto) vai lançar-se no mercado dos dispositivos móveis. Irá, assim, fazer concorrência aos quatro líderes da indústria – Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry – e também ao novo Firefox OS.
A equipa da Canonical, responsável pelo sistema operativo, já afirmou que o seu primeiro software móvel está pronto a ser apresentado na CES, feira internacional de electrónica que vai celebrar-se entre 8 e 11 de Janeiro, em Las Vegas (EUA).
O interface deste sistema é muito semelhante ao Ubuntu para PC. “O nosso objectivo é fazer algo extraordinário que ainda não exista: uma plataforma para todas as classes de navegação, para telefone, tablet, computador, televisão”, explica o fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, no vídeo de apresentação publicado online.
Os telefones com este sistema deverão começar a ser comercializados no início de 2014. No entanto, as versões beta estão já em circulação entre usuários seleccionados. Os smartphones que receberem a plataforma terão também uma função chamada desktop convergence, que transformará o aparelho num PC quando ligado a um teclado e um monitor.
A principal diferença entre o Ubuntu e o Android é que o novo sistema conta com o programa Java Virtual Machine, que segundo a Canonical tornará possível o uso dos principais aplicativos com um gasto de memória reduzido.
Comentários
Postar um comentário