Pular para o conteúdo principal

Falha no Java ameaça usuários de Internet Banking no País

Vulnerabilidade, que está sendo ativamente explorada, abre porta no sistema para a instalação de vírus; veja como se proteger


A recém-descoberta falha no padrão Java é uma grave ameaça contra a maioria dos usuários de Internet Banking do País, alertam pesquisadores de segurança.
O problema central é que a maioria dos grandes bancos brasileiros, como Itau, Santander, CEF e Banco do Brasil, exige a instalação do Java para permitir o acesso aos serviços online. "Essa exigência começou com os teclados virtuais, feitos para impedir a ação de vírus que gravam a digitação no micro", explica o analista-senior de malware da Kasperky Lab no Brasil, Fabio Assolini. "Só que agora ela é um tiro no pé, pois está sendo usada para roubar contas".
O bug do Java é do tipo 0-day - desconhecido e ainda sem correção. Os ataques contra os usuários são feitos por meio de sites contaminados com o código malicioso (exploit). Para ser infectado, basta visitar o endereço - caso a máquina não esteja protegida, o processo é automático e silencioso.
Segundo Assolini, o exploit contra o Java, que vem sendo testado desde o final do ano passado, abre uma porta no sistema do usuário para a injeção de um vírus. "No Brasil, 99% dos cibercriminosos optam por instalar um Trojan bancário", diz. Esse malware captura as credenciais do internauta e as manda para o cracker.
"Há múltiplas redes de publicidade (ad networks) redirecionando para sites infectados, ampliando o problema. Encontramos anúncios em sites legítimos, especialmente na Inglaterra, Brasil e Rússia, que levam para domínios com o exploit. Isso inclui sites de previsão do tempo, notícias e, claro, pornografia", disse o pesquisador Kurt Baumgartner, da Kaspersky Lab.
Usuários que têm versões atualizadas de bons antivírus não correm risco, explica o analista. No entanto, muitos dos 42 milhões de internautas brasileiros que usam Internet Banking são alvos fáceis dessa vulnerabilidade. "Outro problema é que o Java não tem uma política de update automático, como o do navegador Chrome", aponta.
Use dois navegadoresA principal medida para evitar qualquer problema é simplesmente desinstalar o Java. Para isso, basta ir ao Painel de Controle do Windows, selecionar o ícone Adicionar-Remover Programas e clicar sobre o nome do programa, que aparece como Java(TM).
No entanto, essa solução não é válida para quem tem conta em um banco que exige o padrão. Neste caso, a dica é o uso de dois navegadores, recomenda Assolini. Um, com o Java habilitado, exclusivamente para o acesso ao Internet Banking. O outro para a navegação "normal".
Como desabilitarPara desativar os plugins Java, basta acessar as configurações do navegador. Veja como:
No Chrome, digite chrome://plugins na barra de endereços. Localize o Java(TM) e clique em desativar.
No Firefox, clique no botão Firefox (campo superior esquerdo)-Complementos. Na nova janela, selecione Plugins. Localize o Java(TM) Platform SE e clique em Desativar.
No Internet Explorer 9, clique no símbolo de uma roda dentada no canto superior direito e selecione Opções da Internet. Clique na caixa Nível personalizado e procure o item Scripts de miniaplicativos Java. Desabilite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LG lança no Brasil monitor ultrawide curvo WQHD de 34 polegadas com taxa de atualização de 100 Hz

A LG lançou no no Brasil um novo monitor UltraWide curvo com painel VA de 34 polegadas com resolução WQHD. Batizado de 34WR50QC-B, esse modelo tem suporte a tecnologia AMD FreeSync , e a taxa de atualização é de 100 Hz. Dentre outros recursos suportados, a LG destaca a função Picture By Picture (PBP), que permite a visualização de múltiplos conteúdos a partir de dois computadores diferentes simultaneamente, recurso ideal para espaços de coworking onde duas pessoas podem compartilhar o mesmo monitor. O monitor também promete 99% de cobertura do espaço de cor sRGB e suporte ao HDR10. “O novo monitor contempla características para o conforto visual durante a utilização, a partir das funções Reader Mode, onde os consumidores podem ajustar a temperatura de cor e a luminância para contribuir com a redução dos níveis de fadiga ocular e Flicker Safe, que controla a intensidade de brilho (cintilância) do monitor praticamente imperceptível ao olho humano, ajudando assim a re...

Luvas especiais garantem sensibilidade sobre-humana

Dispositivos usam ressonância estocástica para aumentar o tato do usuário. Pesquisadores do Georgia Institute of Technology desenvolveram uma luva que possui pontas especiais destinadas a aumentar a sensibilidade que o usuário tem a toques. Para isso, são utilizadas pequenas vibrações que aumentam a sensação tátil e desempenho motor daqueles dispostos a vestir o equipamento. O protótipo criado pelos pesquisadores funciona a partir de um conceito conhecido como ressonância estocástica, no qual determinadas quantidades de ruídos brancos são capazes de aumentar a visão, audição, equilíbrio e tato. Apesar de bastante conhecido, nunca antes o conceito havia sido aplicado em um dispositivo que pudesse ser vestido. Tecnologia em desenvolvimento O conceito desenvolvido pelos pesquisadores ainda está em etapa inicial de testes, embora os resultados obtidos até o momento sejam animadores. Pessoas que usaram a luva foram capazes de coletar mais dados a partir de toques do que aquel...

Firefox 6.0

Firefox 6 é mais veloz que as versões prévias e utiliza menos memória do que o Firefox 5 O lançamento oficial do Firefox 6 está marcado para a próxima quinta-feira mas a Mozilla já está disponibilizando a nova versão de seu browser para aqueles que não conseguem esperar. Segundo o site americano  PC Magazine , que já testou por conta própria a nova versão, o Firefox 6 é mais veloz que as versões prévias e utiliza menos memória do que o Firefox 5. O  The Inquirer  afirma que novas ferramentas dessa versão prometem melhorar a navegação dos usuários. Digitando "about:permission" na barra de endereço do navegador, os usuários terão a chance de configurar sites específicos e salvar suas senhas, cookies e imagens conforme desejarem. Outra melhoria da nova versão é ótima para desenvolvedores do Linux, uma vez que o Firefox 6 facilita a vida destes usuários com a disponibilização do Web Console e Scrathpad, uma ferramenta que testa o JavaScript dentro do próprio browser. Que...