Pular para o conteúdo principal

Vídeo HDR será a próxima sensação nos tablets e notebooks

Vídeo de amplitude dinâmica

Anote a sigla que será essencial na lista de atributos do seu próximo notebook ou tablet: HDR.

HDR é a sigla de High Dynamic Range, ou amplitude altamente dinâmica.

É uma nova característica dos monitores de vídeo que conseguem reproduzir a capacidade dos nossos olhos de se adaptar às rápidas mudanças de intensidade de luz - por exemplo, quando as nuvens escondem o Sol.

Engenheiros da Universidade de Warwick, no Reino Unido, haviam recentemente desenvolvido uma câmera que consegue captar essas alterações dinâmicas.

Agora, em conjunto com cientistas do laboratório português INESC, a equipe encontrou uma forma de comprimir as imagens HDR e mostrá-las diretamente na tela de um tablet.

Vídeo HDR

As imagens HDR contêm os vários níveis de intensidade de luz encontrados em cenários reais, que variam entre a luz direta do Sol e áreas altamente sombreadas.

O vídeo HDR oferece assim o chamado "brilho realista" (True Brightness) e uma experiência de visualização muito otimizada.

No entanto, a quantidade de dados necessária para capturar todos estes detalhes é enorme, sendo que um segundo de imagens de alta definição com brilho realista gera o equivalente a um CD com dados.

Os pesquisadores patentearam um algoritmo que é capaz de comprimir os fotogramas (frames) de HDR em pelo menos 150:1, com uma perda mínima de qualidade.

Foram obtidas taxas de codificação na ordem de 60 fotogramas por segundo (fps) para uma resolução de 720 pixels em um computador com um processador de 16 núcleos.


Vídeo HDR será a próxima sensação nos tablets e notebooks
As imagens HDR contêm os vários níveis de intensidade de luz encontrados em cenários reais, que variam entre a luz direta do Sol e áreas altamente sombreadas. [Imagem: University of Warwick]

Brilho realista em tempo real

Isto significa quer dizer que os conteúdos de vídeo HDR agora já podem ser codificados na íntegra e transmitidos em tempo real para uma tela, ou enviados para armazenamento.

"Anteriormente, a compressão de vídeo HDR tinha de ser feita off-line. Isto significava que dados de vídeo HDR de uma câmara tinham de ser primeiro armazenados em discos especiais de alta velocidade e só depois codificados e finalmente transmitidos.

"Este processo podia levar vários minutos, o que inviabilizava qualquer transmissão ao vivo. Deste modo, a codificação em tempo real abre agora novas oportunidades na medida em que permite que os usuários usufruam diretamente de conteúdos HDR," disse o professor Alan Chalmers, coordenador da pesquisa.

Jogos e segurança

Segundo os pesquisadores, os beneficiários mais imediatos da tecnologia serão os usuários de jogos online e os sistemas de segurança.

Os jogadores poderão acessar os vídeos HDR na rede e jogar em qualquer lugar, sem se incomodar com as variações de luminosidade conforme entram ou saem de casa, do carro ou de qualquer ambiente por onde trafegam enquanto usam seus tablets ou smartphones.

A área da segurança também será beneficiada, já que a tecnologia permite que as câmaras de vigilância capturem e transmitam imagens HDR em tempo real, fornecendo todos os detalhes de um determinado cenário, mesmo em situações de luminosidade extrema.

A equipe planeja comercializar a tecnologia por meio de sua recém-fundada empresa goHDR.

fonte: inovaçãotecnologica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LG lança no Brasil monitor ultrawide curvo WQHD de 34 polegadas com taxa de atualização de 100 Hz

A LG lançou no no Brasil um novo monitor UltraWide curvo com painel VA de 34 polegadas com resolução WQHD. Batizado de 34WR50QC-B, esse modelo tem suporte a tecnologia AMD FreeSync , e a taxa de atualização é de 100 Hz. Dentre outros recursos suportados, a LG destaca a função Picture By Picture (PBP), que permite a visualização de múltiplos conteúdos a partir de dois computadores diferentes simultaneamente, recurso ideal para espaços de coworking onde duas pessoas podem compartilhar o mesmo monitor. O monitor também promete 99% de cobertura do espaço de cor sRGB e suporte ao HDR10. “O novo monitor contempla características para o conforto visual durante a utilização, a partir das funções Reader Mode, onde os consumidores podem ajustar a temperatura de cor e a luminância para contribuir com a redução dos níveis de fadiga ocular e Flicker Safe, que controla a intensidade de brilho (cintilância) do monitor praticamente imperceptível ao olho humano, ajudando assim a re...

Luvas especiais garantem sensibilidade sobre-humana

Dispositivos usam ressonância estocástica para aumentar o tato do usuário. Pesquisadores do Georgia Institute of Technology desenvolveram uma luva que possui pontas especiais destinadas a aumentar a sensibilidade que o usuário tem a toques. Para isso, são utilizadas pequenas vibrações que aumentam a sensação tátil e desempenho motor daqueles dispostos a vestir o equipamento. O protótipo criado pelos pesquisadores funciona a partir de um conceito conhecido como ressonância estocástica, no qual determinadas quantidades de ruídos brancos são capazes de aumentar a visão, audição, equilíbrio e tato. Apesar de bastante conhecido, nunca antes o conceito havia sido aplicado em um dispositivo que pudesse ser vestido. Tecnologia em desenvolvimento O conceito desenvolvido pelos pesquisadores ainda está em etapa inicial de testes, embora os resultados obtidos até o momento sejam animadores. Pessoas que usaram a luva foram capazes de coletar mais dados a partir de toques do que aquel...

Firefox 6.0

Firefox 6 é mais veloz que as versões prévias e utiliza menos memória do que o Firefox 5 O lançamento oficial do Firefox 6 está marcado para a próxima quinta-feira mas a Mozilla já está disponibilizando a nova versão de seu browser para aqueles que não conseguem esperar. Segundo o site americano  PC Magazine , que já testou por conta própria a nova versão, o Firefox 6 é mais veloz que as versões prévias e utiliza menos memória do que o Firefox 5. O  The Inquirer  afirma que novas ferramentas dessa versão prometem melhorar a navegação dos usuários. Digitando "about:permission" na barra de endereço do navegador, os usuários terão a chance de configurar sites específicos e salvar suas senhas, cookies e imagens conforme desejarem. Outra melhoria da nova versão é ótima para desenvolvedores do Linux, uma vez que o Firefox 6 facilita a vida destes usuários com a disponibilização do Web Console e Scrathpad, uma ferramenta que testa o JavaScript dentro do próprio browser. Que...