Pular para o conteúdo principal

Aplicativos para Android vazam dados pessoais de usuários

Agência O Globo
Pesquisadores alemãs testaram cerca de 13.500 aplicativos para a plataforma Android e chegaram a conclusão que quase 8% falha na tentativa de proteger dados de contas bancárias e login e senha de redes sociais de usuários de smartphones com o sistema do Google.
Muitos dos aplicativos Android necessitam de conexão com a internet e, por causa disso, são responsáveis por proteger o usuário de um potencial vazamento de dados durante a conexão - o que não acontece em muitos dos casos. Esses softwares são legítimos mas não implementam um protocolo padrão de segurança, permitindo que a conexão seja interceptada e dados dos usuários sejam revelados.
Pesquisadores de segurança virtual da Universidade de Leibniz, em Hannover, e do departamento de ciência da computação da Universidade Philipps, em Marburg, testaram aplicações populares na loja Google Play - para smartphones e tablets Android - simulando uma rede Wi-Fi e usando uma ferramenta de ataque especialmente criada para espionar os dados dos aplicativos utilizados nesta rede, o MalloDroid, e foram capazes de capturar logins e senhas, além de dados bancários, de serviços de e-mail, rede social e redes corporativas. Desabilitar programas de segurança ou enganá-los e injetar códigos que fazem os aplicativos executaram ações específicas.
"Nossa análise revelou que 1.074 (8%) dos aplicativos analisados ??contêm protocolos SSL/TLS potencialmente vulneráveis", diz o estudo.
Além disso, uma pesquisa com 754 pessoas para avaliar como os usuários Android lidam com os riscos on-line — como páginas HTTPS — revelou que os usuários têm dificuldades para detectar os riscos. "Cerca de metade dos participantes não poderia julgar corretamente o estado de segurança de uma sessão do navegador", escreveram.
Os pesquisadores disseram ainda que a pesquisa é necessária para estudar quais medidas defensivas devem ser oferecidas em larga escala para evitar que essa vulnerabilidade continuem a existir.

fonte: UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LG lança no Brasil monitor ultrawide curvo WQHD de 34 polegadas com taxa de atualização de 100 Hz

A LG lançou no no Brasil um novo monitor UltraWide curvo com painel VA de 34 polegadas com resolução WQHD. Batizado de 34WR50QC-B, esse modelo tem suporte a tecnologia AMD FreeSync , e a taxa de atualização é de 100 Hz. Dentre outros recursos suportados, a LG destaca a função Picture By Picture (PBP), que permite a visualização de múltiplos conteúdos a partir de dois computadores diferentes simultaneamente, recurso ideal para espaços de coworking onde duas pessoas podem compartilhar o mesmo monitor. O monitor também promete 99% de cobertura do espaço de cor sRGB e suporte ao HDR10. “O novo monitor contempla características para o conforto visual durante a utilização, a partir das funções Reader Mode, onde os consumidores podem ajustar a temperatura de cor e a luminância para contribuir com a redução dos níveis de fadiga ocular e Flicker Safe, que controla a intensidade de brilho (cintilância) do monitor praticamente imperceptível ao olho humano, ajudando assim a re...

Luvas especiais garantem sensibilidade sobre-humana

Dispositivos usam ressonância estocástica para aumentar o tato do usuário. Pesquisadores do Georgia Institute of Technology desenvolveram uma luva que possui pontas especiais destinadas a aumentar a sensibilidade que o usuário tem a toques. Para isso, são utilizadas pequenas vibrações que aumentam a sensação tátil e desempenho motor daqueles dispostos a vestir o equipamento. O protótipo criado pelos pesquisadores funciona a partir de um conceito conhecido como ressonância estocástica, no qual determinadas quantidades de ruídos brancos são capazes de aumentar a visão, audição, equilíbrio e tato. Apesar de bastante conhecido, nunca antes o conceito havia sido aplicado em um dispositivo que pudesse ser vestido. Tecnologia em desenvolvimento O conceito desenvolvido pelos pesquisadores ainda está em etapa inicial de testes, embora os resultados obtidos até o momento sejam animadores. Pessoas que usaram a luva foram capazes de coletar mais dados a partir de toques do que aquel...

Firefox 6.0

Firefox 6 é mais veloz que as versões prévias e utiliza menos memória do que o Firefox 5 O lançamento oficial do Firefox 6 está marcado para a próxima quinta-feira mas a Mozilla já está disponibilizando a nova versão de seu browser para aqueles que não conseguem esperar. Segundo o site americano  PC Magazine , que já testou por conta própria a nova versão, o Firefox 6 é mais veloz que as versões prévias e utiliza menos memória do que o Firefox 5. O  The Inquirer  afirma que novas ferramentas dessa versão prometem melhorar a navegação dos usuários. Digitando "about:permission" na barra de endereço do navegador, os usuários terão a chance de configurar sites específicos e salvar suas senhas, cookies e imagens conforme desejarem. Outra melhoria da nova versão é ótima para desenvolvedores do Linux, uma vez que o Firefox 6 facilita a vida destes usuários com a disponibilização do Web Console e Scrathpad, uma ferramenta que testa o JavaScript dentro do próprio browser. Que...