Pular para o conteúdo principal

Rede óptica sem fios transmite filmes HD usando LEDs

Comunicação por luz visível

A nova sigla é VLC - Visible Light Communication, ou comunicação por luz visível.
Pesquisadores alemães criaram uma nova tecnologia que transforma os LEDs em pontos de uma rede óptica sem fios.
Isso significa que, além de estarem iluminando o ambiente, os LEDs estarão simultaneamente transmitindo os dados da sua conexão com a internet ou baixando filmes de alta definição para o seu smartphone.
E tudo sem perdas, com alta velocidade e com segurança.
Vídeos em alta definição
Os engenheiros do Instituto Fraunhofer conseguiram transferir dados em sua rede óptica com uma velocidade de 100 megabits por segundo (Mbit/s), sem qualquer perda.
A transmissão de vídeos em alta definição foi feita a partir de LEDs instalados no teto, capazes de iluminar uma área de 10 metros quadrados.
O receptor pode ser colocado em qualquer lugar nesse raio, que é atualmente o alcance máximo da tecnologia, que poderá ser útil para o uso doméstico ou para empresas.
"Isto significa que podemos transferir quatro vídeos com qualidade de alta definição para quatro computadores diferentes ao mesmo tempo," diz o Dr. Anagnostis Paraskevopoulos, coordenador do projeto.
Luz modulada
Na rede VLC, as fontes de luz - nos testes foram usados LEDs brancos - fornecem a iluminação para a sala, substituindo as lâmpadas tradicionais, e, ao mesmo tempo, transferem informações.
O truque está em utilizar um aparelho, chamado modulador, para fazer com que os LEDs pisquem rapidamente, transformando seus estados ligado e desligado em 0s e 1s binários - as piscadelas são rápidas demais para que o olho humano perceba, não alterando em nada a iluminação do ambiente.
Tudo o que o computador precisa para receber os dados pela luz é um fotorreceptor, dotado de um pequeno diodo sensível à luz, que recebe as informações, os traduz em impulsos elétricos e repassa ao computador.
Segundo os engenheiros alemães, uma das principais vantagens da tecnologia é que são necessários poucos componentes eletrônicos para fazer com que os LEDs funcionem como transmissores de informação.
A grande desvantagem é que você pode cortar a conexão do computador de alguém se ficar entre o LED e o receptor do seu computador, ou seja, para receber os dados por luz, o computador deve estar "vendo" o LED.
Fábricas, hospitais e aviões
Os pesquisadores afirmam que não pretendem substituir as redes sem fio via rádio, mas oferecer uma alternativa para locais onde essas redes não são desejadas ou não funcionam a contento.
Isto acontece, por exemplo, nos ambientes eletromagneticamente poluídos do interior de uma fábrica, ou em hospitais, onde a radiação eletromagnética é restrita ou proibida, por interferir com os equipamentos médicos.
Dentro de um avião, cada passageiro poderá receber seu próprio canal, sem que os aviões precisem receber quilômetros de fiações adicionais.
O projeto ainda está em andamento, e os pesquisadores estão trabalhando para aumentar as taxas de transferência.
Usando LEDs cuja luz branca é produzida por uma combinação de emissores vermelho, azul e verde, já foi obtida uma taxa de transferência de 800 Mbit/s.

Fonte: inovaçãotecnologica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LG lança no Brasil monitor ultrawide curvo WQHD de 34 polegadas com taxa de atualização de 100 Hz

A LG lançou no no Brasil um novo monitor UltraWide curvo com painel VA de 34 polegadas com resolução WQHD. Batizado de 34WR50QC-B, esse modelo tem suporte a tecnologia AMD FreeSync , e a taxa de atualização é de 100 Hz. Dentre outros recursos suportados, a LG destaca a função Picture By Picture (PBP), que permite a visualização de múltiplos conteúdos a partir de dois computadores diferentes simultaneamente, recurso ideal para espaços de coworking onde duas pessoas podem compartilhar o mesmo monitor. O monitor também promete 99% de cobertura do espaço de cor sRGB e suporte ao HDR10. “O novo monitor contempla características para o conforto visual durante a utilização, a partir das funções Reader Mode, onde os consumidores podem ajustar a temperatura de cor e a luminância para contribuir com a redução dos níveis de fadiga ocular e Flicker Safe, que controla a intensidade de brilho (cintilância) do monitor praticamente imperceptível ao olho humano, ajudando assim a re...

Luvas especiais garantem sensibilidade sobre-humana

Dispositivos usam ressonância estocástica para aumentar o tato do usuário. Pesquisadores do Georgia Institute of Technology desenvolveram uma luva que possui pontas especiais destinadas a aumentar a sensibilidade que o usuário tem a toques. Para isso, são utilizadas pequenas vibrações que aumentam a sensação tátil e desempenho motor daqueles dispostos a vestir o equipamento. O protótipo criado pelos pesquisadores funciona a partir de um conceito conhecido como ressonância estocástica, no qual determinadas quantidades de ruídos brancos são capazes de aumentar a visão, audição, equilíbrio e tato. Apesar de bastante conhecido, nunca antes o conceito havia sido aplicado em um dispositivo que pudesse ser vestido. Tecnologia em desenvolvimento O conceito desenvolvido pelos pesquisadores ainda está em etapa inicial de testes, embora os resultados obtidos até o momento sejam animadores. Pessoas que usaram a luva foram capazes de coletar mais dados a partir de toques do que aquel...

Firefox 6.0

Firefox 6 é mais veloz que as versões prévias e utiliza menos memória do que o Firefox 5 O lançamento oficial do Firefox 6 está marcado para a próxima quinta-feira mas a Mozilla já está disponibilizando a nova versão de seu browser para aqueles que não conseguem esperar. Segundo o site americano  PC Magazine , que já testou por conta própria a nova versão, o Firefox 6 é mais veloz que as versões prévias e utiliza menos memória do que o Firefox 5. O  The Inquirer  afirma que novas ferramentas dessa versão prometem melhorar a navegação dos usuários. Digitando "about:permission" na barra de endereço do navegador, os usuários terão a chance de configurar sites específicos e salvar suas senhas, cookies e imagens conforme desejarem. Outra melhoria da nova versão é ótima para desenvolvedores do Linux, uma vez que o Firefox 6 facilita a vida destes usuários com a disponibilização do Web Console e Scrathpad, uma ferramenta que testa o JavaScript dentro do próprio browser. Que...