Pular para o conteúdo principal

iOS ou Android? Veja qual é o melhor sistema operacional para o seu perfil


SÃO PAULO – Se você ainda não provou a experiência móvel proporcionada pelos smartphones e seus sistemas operacionais ou se já possui um smartphone e tem curiosidade em utilizar outro sistema operacional é preciso ficar atento ao seu perfil de usuário.
Listamos as principais características do iOS (Apple) e do Android (Google), os dois maiores sistemas operacionais de dispositivos móveis disponíveis no mercado, mas antes de optar por um sistema você precisa responder a seguinte pergunta: quais são as suas necessidades ao utilizar um sistema operacional?
Android x Apple
Características do Android e IOS agradam diferentes perfis de usuários
O diretor de marketing e produtos da MC1, Julio Fabio Chagas, explica que os dois sistemas são altamente modernos e que evoluíram muito, comparado com os outros sistemas operacionais do mercado.
“Não há uma divisão de qual é melhor ou pior, mas sim do que o consumidor busca”, explica Chagas.
Perfis de consumoListamos dois perfis de consumidores para identificar qual sistema é mais apropriado.
Consumidor Nível 1: classificamos nesse perfil consumidores que querem ou precisam utilizar plataformas móveis, mas não são fanáticos por novidades e só utilizam as funções básicas de um smartphone.
Para esse consumidor o especialista indica a compra de um smartphone com iOS, que é um sistema operacional que não exige um conhecimento avançado além de ser mais didático.
“IOS também é melhor paras crianças, pois os pais podem ter maior controle sobre os aplicativos baixados. É uma plataforma estilo Big Brother mesmo”, ressalta Chagas.
O iOS permite que os pais façam um controle de segurança sobre os itens baixados pela criançada. O sistema bloqueia o download de arquivos e aplicativos considerados impróprios para menores.
Consumidor Nível 2: nesse perfil consideramos consumidores com conhecimento mais avançado em plataformas móveis e que buscam novidades com mais frequência. Nesse caso, o Android é o sistema mais indicado por permitir mais liberdade ao usuário, tanto em conteúdo de aplicativos como em variedade de dispositivos.
Na opinião de Chagas, o Android oferece mais riscos aos usuários no que diz respeito à segurança de downloads.
“Se o consumidor não está tão preocupado com a segurança pode optar pelo Android, no Google Play você tem softwares de todo mundo e de todo jeito, já na loja da Apple Store vai encontrar apenas conteúdo que a empresa testou e aprovou”, opina.
Pontos positivos e negativos
Android (+)
  • Permite maior liberdade de compartilhamento entre aparelhos de diversos fabricantes com ou sem o sistema Android.
  •  O usuário encontra grande variedade de aparelhos, de diversas marcas e versões do sistema.
  • A variedade de dispositivos proporciona preços acessíveis a todos os bolsos.
   (-)
  • No Android o sincronismo entre aparelho pode ser trabalhoso. O usuário precisa de aplicativos específicos para sincronizar o smartphone com o computador de mesa, notebook, tablet ou a TV.
  • No Android, o usuário precisa criar uma conta em cada aplicativo que baixa.
iOS (Apple) (+)
  • Maior segurança dos downloads de aplicativo da Apple Store.
  • Maior facilidade de manuseio dos sistemas e dispositivos, ideal para usuários iniciantes.
  • Sincronização entre aparelhos Apple (computadores, notebooks e tablets) sem precisar de softwares específicos ou criar várias contas.
(-)
  • Aprisionamento dos produtos Apple – o usuário não tem liberdade de compartilhar arquivos com usuários de outros sistemas através de bluetooth, por exemplo.
  •  Maioria dos aplicativos da Apple Store são pagos
  • Usuários só podem fazer downloads de músicas pelo iTunes e não podem compartilhar as músicas baixadas. 
  • As músicas baixadas não podem ser utilizadas como toque para chamadas.
DispositivosÉ impossível falar de iOS e Android sem comparar os dois maiores smartphones que disputam a preferência dos usuários – iPhone 5 e Samsung Galaxy S3
Galaxy S3 e iPhone 5
Nessa discussão, vamos começar pelo processador que as duas estrelas carregam. O Galaxy S3 possui o Quad-Core de 1,4 Ghz, enquanto o iPhone 5 carrega o Apple A6 (Dual Core). Os dois processadores são excelentes, mas o Galaxy é duas vezes mais rápido por possuir 1,4 GHz em cada um dos seus quatro núcleos, enquanto o iPhone possui 1,5GHz em cada um dos seus dois núcleos.
Nosso entrevistado, no entanto, enfatiza que a maior potência do S3 só é perceptível por usuários que utilizam os smartphones para jogar games. Já para usuários que não têm o hábito de baixar jogos no dispositivo, essa diferença é imperceptível e nesse caso deve optar pelo mais barato.
Com relação a resolução, mais uma vez o Galaxy sai na frente. O aparelho possui tela de 4,8 polegadas com resolução de 720 x 1.280 pixels. Já seu concorrente possui tela de 4 polegadas com resolução de 640 x 1.136 pixels.
Chagas explica que essa diferença é perceptível em uma tela de 15 polegadas, por exemplo. Já em telas menores, como é o caso dos aparelhos, essa percepção é maior entre profissionais de imagens.
Veja tabela completa das características dos dois aparelhos:
iPhone 5 x Samsung Galaxy S3
CaracterísticasiPhone 5Samsung Galaxy S3
Sistema operacional iOS 6Android 4.0.4 (Icecream Sandwich) with TouchWiz 4.0
Processador A6 Dual-Core (1.5 GHz)Samsung Exynos  Quad-Core  ( 1. 4 GHz)
Tela 4 polegadas (1136 x 640 pixels)4.8 polegadas  (1280 x 720 pixels)
Tecnologia da Tela LED-backlit IPS TFTHD Super AMOLED (PenTile)
RAM1GB2GB / 1GB 
Memória 16 / 32 / 64 GB16 / 32 GB
Memória Expansível Não até 64GB (MicroSD)
Dimensões 123.8 x 58.6 x 7.6 mm136.6 x 70.6 x 8.6 mm
Peso112 gramas133 gramas
Câmera8MP / f/2.48MP / f/2.6
FlashLEDLED
Câmera frontal 1.2MP1.9MP
Gravação de vídeoHD (1080p)HD (1080p)
Bateria 1,418mAh (dura 8hrs com uso do 3G)2,100mAh Li Ion (dura 11h40 com uso do 3G)
Bateria removível?Não Sim
Conexão Wi-fi, 3G, 4G, LTE, Bluetooth 4.0Wi-fi, 3G, 4G, LTE, Bluetooth 4.0, NFC
Saída de VídeoDockHDMI, MHL, DLNA
NFCNoYes
Nuvem de sincronizaçãoiCloudDropbox 50GB
Data de lançamento (Brasil) Dezembro, 2012Junho, 2012
*Fonte MC1
Em resumo, o consumidor precisa saber o que ele busca em um smartphone ou sistema operacional. Não se deve comprar um aparelho por status, mas sim pela usabilidade e a experiência que aquele produto irá lhe oferecer.
Opinião dos consumidoresO supervisor de Contact Center, Carlos Eduardo Ramos, de 23 anos, diz que não troca o seu iPhone 4S com sistema operacional iOS 5.1 por nenhum smartphone com Android.
“Recentemente eu tentei fazer a troca e acabei comprando um Samsung Galaxy S3, mas tive muitos problemas com a dinâmica do sistema e três dias depois acabei devolvendo o aparelho e voltando a usar o iPhone 4S”, conta Ramos.
Segundo ele, o sistema Android apresentou algumas travas além de ser mais complicado de navegar. Ramos ainda informou que, diante das dificuldades em usar o sistema, retornou a loja para pedir ajuda ao vendedor que lhe informou que o sistema era mais difícil mesmo para quem não estava acostumado.
No entanto, o que fez Ramos optar por voltar a usar o iOS foi a falta de segurança dos aplicativos disponibilizado pelo Android. “Em dois dias de uso eu peguei três vírus em programas básicos baixados na loja Google. Quem utiliza o iOS sabe da segurança que a Apple Store oferece e por isso tem o costume de baixar aplicativos sem preocupações”, ressalta.“A segurança, facilidade e qualidade dos serviços Apple me fazem ser fiel a marca”, conclui.
Já o analista de sistemas, Guilherme Almeida, de 23 anos, é usuário do Android há um ano e diz que não tem do que reclamar.
“O sistema é ótimo, fácil de navegar e me proporciona a liberdade que os produtos Apple não oferecem”, ressalta.
O analista de sistemas conta que já teve um iPhone com o sistema iOS e resolveu trocar para ter mais liberdade de compartilhamento de dados com outros dispositivos. “O Android segue um padrão em qualquer dispositivo, seja qual for o fabricante do aparelho é possível trocar arquivos e compartilhar dados com outros usuários, isso facilita muito”, explica.
Sobre a segurança dos downloads de aplicativos, Almeida informou que com cuidados básicos, como instalar um antivírus no smartphone, pode resolver os problemas de segurança nos itens baixados.
Segundo ele, a funcionalidade dos sistemas é satisfatória “no geral os dois sistemas funcionam muito bem, são competidores a altura, o que demanda mesmo é a preferência do usuário”, conclui o usuário do Android.
fonte: infomoney

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LG lança no Brasil monitor ultrawide curvo WQHD de 34 polegadas com taxa de atualização de 100 Hz

A LG lançou no no Brasil um novo monitor UltraWide curvo com painel VA de 34 polegadas com resolução WQHD. Batizado de 34WR50QC-B, esse modelo tem suporte a tecnologia AMD FreeSync , e a taxa de atualização é de 100 Hz. Dentre outros recursos suportados, a LG destaca a função Picture By Picture (PBP), que permite a visualização de múltiplos conteúdos a partir de dois computadores diferentes simultaneamente, recurso ideal para espaços de coworking onde duas pessoas podem compartilhar o mesmo monitor. O monitor também promete 99% de cobertura do espaço de cor sRGB e suporte ao HDR10. “O novo monitor contempla características para o conforto visual durante a utilização, a partir das funções Reader Mode, onde os consumidores podem ajustar a temperatura de cor e a luminância para contribuir com a redução dos níveis de fadiga ocular e Flicker Safe, que controla a intensidade de brilho (cintilância) do monitor praticamente imperceptível ao olho humano, ajudando assim a re...

Memória em DNA: 700 terabytes em apenas um grama

Um novo estudo da Universidade de Harvard (EUA) armazenou 5,5 petabits de dados – cerca de 700 terabytes – em um único grama de DNA com sucesso. O feito quebra o recorde anterior de armazenamento em DNA por milhares de vezes. O bioengenheiro e geneticista George Church e Kosuri Lanka conseguiram a façanha tratando o DNA como um dispositivo de armazenamento digital qualquer. Eles armazenaram dados binários codificados em fitas de DNA, ao invés de regiões magnéticas de um disco rígido. Em cada fita de DNA, 96 bits são sintetizados. As bases TGAC do DNA representam valores binários (T e G = 1, A e C = 0). DNA como armazenamento Essa ideia não é nova. E, se for ver, faz muito sentido: o nosso DNA já serve mesmo para armazenar nossas informações, além de coordenar o desenvolvimento e funcionamento das células. Ou seja, ele contém todas as instruções que nosso corpo precisa. Cientistas transformam bactérias em um super HD de computador O DNA como um meio de armazenamento p...

Luvas especiais garantem sensibilidade sobre-humana

Dispositivos usam ressonância estocástica para aumentar o tato do usuário. Pesquisadores do Georgia Institute of Technology desenvolveram uma luva que possui pontas especiais destinadas a aumentar a sensibilidade que o usuário tem a toques. Para isso, são utilizadas pequenas vibrações que aumentam a sensação tátil e desempenho motor daqueles dispostos a vestir o equipamento. O protótipo criado pelos pesquisadores funciona a partir de um conceito conhecido como ressonância estocástica, no qual determinadas quantidades de ruídos brancos são capazes de aumentar a visão, audição, equilíbrio e tato. Apesar de bastante conhecido, nunca antes o conceito havia sido aplicado em um dispositivo que pudesse ser vestido. Tecnologia em desenvolvimento O conceito desenvolvido pelos pesquisadores ainda está em etapa inicial de testes, embora os resultados obtidos até o momento sejam animadores. Pessoas que usaram a luva foram capazes de coletar mais dados a partir de toques do que aquel...