Pular para o conteúdo principal

Tudo o que você precisa saber antes de comprar o iPad 2

Guia ajuda a solucionar dúvidas como capacidade de armazenamento ideal, Wi-Fi ou 3G, e até se vale a pena esperar pelo iPad 3 em 2012

O tablet da Apple é o líder absoluto do mercado e sua segunda geração trouxe importantes melhorias sobre o produto original. Apesar da concorrência estar cada vez melhor, o iPad 2 continua sendo uma ótima opção de tablet, seja pela sua estabilidade, preço ou pela enorme quantidade de aplicativos disponíveis. Confira, abaixo, as principais questões a avaliar antes de colocar a mão no bolso neste Natal para comprar o tablet da Apple.
Quanto de armazenamento?
O iPad 2 possui três capacidades diferentes de armazenamento: 16 GB (1.650 reais), 32GB (1.899 reais ) e 64 GB (2.199 reais ) - preços para modelos apenas com Wi-Fi (clique aqui para ver todos os preços praticados no Brasil e nos EUA. A quantidade de espaço que você vai precisar depende como planeja usar o tablet. 
 Você se enxerga armazenando boa parte da sua biblioteca de músicas e filmes no iPad? Se a resposta for sim, se prepare para um modelo com mais capacidade. Uma biblioteca de um usuário comum no iTunes pode ter em média entre 10 GB e 20 GB – vale lembrar que o serviço iTunes Match para armazenar músicas na nuvem ainda não está disponível no Brasil. Já um filme com definição padrão tem entre 700 MB e 1,4 GB, enquanto que títulos em HD possuem pelo menos 1GB.
 Também é bom levar conta a quantidade e o tipo de aplicativos que pretende ter no seu iPad. Os aplicativos  da App Store geralmente não ocupam muito espaço; normalmente não possuem mais de 50 MB. Mas é bom ficar de olho nos games, uma categoria que cresce cada vez mais no tablet. Os jogos mobile podem chegar a ter centenas de MB ou até passar de 1GB.
 Se você pretende usar o iPad para navegar na web, ver e-mails e mexer um número razoável de apps, o modelo de 16GB deve te atender de maneira tranquila. Se não, é melhor planejar comprar um modelo com mais capacidade, já que o tablet não possui capacidade de expansão. 
Leia também:

Wi-Fi ou 3G?
Só porque o iPad 2 possui três opções de capacidade, não pense que a sua seleção é limitada a três escolhas. Todos eles possuem a habilidade de se conectar com redes Wi-Fi, mas você também pode comprar modelos de 16 GB, 32 GB ou 64 GB com a capacidade adicional de conexão 3G – esses modelos com 3G são desbloqueados e você pode escolher a operadora de sua preferência para o plano de dados.
Assim como na primeira pergunta sobre armazenamento, você deve basear sua decisão sobre conectividade em como planeja usar o iPad. Se você vai ficar mais na sua casa ou limitar o uso do seu iPad para locais onde tenha acesso Wi-Fi, os modelos mais baratos (apenas com Wi-Fi) são a melhor escolha. Por outro lado, se espera viajar ou ficar muito tempo fora com o iPad, vale a pena gastar um pouco mais em um modelo com conexão 3G. 
Vale lembrar que se você também tiver um iPhone, é possível usar as capacidade de tethering (compartilhamento de Internet) do aparelho para conectar seu iPad à uma rede, assim você usa o 3G do celular no tablet que tem apenas conexão Wi-Fi. 
Você pode ter que pagar por tethering no seu plano do iPhone, mas dependendo do valor ainda assim será mais barato do que pagar separadamente por um plano 3G para o iPad. Além disso, o tethering do iPhone pode funcionar com qualquer aparelho com capacidades Wi-Fi, incluindo seu notebook.
Por último, é bom levar em conta que se você quiser usar um app de navegação GPS com a tela maior do seu iPad, será preciso comprar o modelo 3G – apenas os iPads 3G possuem capacidades de GPS.
Vale a pena esperar pelo iPad 3?
A velha questão que atormenta toda compra relacionada ao mundo da  tecnologia – comprar agora ou esperar pela chegada de algo mais novo e melhor? – é pertinente para quem quer comprar um iPad, especialmente nesta época do ano. 
Apesar de o iPad ser um produto relativamente novo, a Apple seguiu um cronograma razoavelmente previsível nos últimos dois anos: o iPad original chegou às lojas dos EUA em abril de 2010 (e apenas em dezembro no Brasil), enquanto que o iPad 2 foi lançado em março de 2011 nos EUA (e no final de maio por aqui). Isso significa que se você comprar um iPad agora, pode ver a Apple lançar um modelo apenas daqui a alguns meses.
Até o momento, a Apple não anunciou nada sobre um possível iPad 3 para o primeiro trimestre de 2012. Por isso, não há uma resposta definitiva para o dilema “comprar ou esperar”. Além disso, é uma escolha que pode ser melhor guiada pelos seus próprios desejos e necessidades. 
Pense se os recursos do iPad 2 atendem a todas as suas necessidades atuais - para isso, confira nossoreview completo do aparelho. Se a resposta for positiva, vale a pena comprar o tablet agora e já entrar em 2012 de gadget novo. 
Além disso, o aparelho tem um bom mercado para revenda no Brasil, o que pode ajudá-lo na hora de juntar dinheiro para adquirir uma versão mais recente (principalmente para quem comprar nos EUA). Finalmente, sempre haverá a "sombra" de um novo modelo esperando para chegar ao mercado.
Fonte: macworldbrasil


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LG lança no Brasil monitor ultrawide curvo WQHD de 34 polegadas com taxa de atualização de 100 Hz

A LG lançou no no Brasil um novo monitor UltraWide curvo com painel VA de 34 polegadas com resolução WQHD. Batizado de 34WR50QC-B, esse modelo tem suporte a tecnologia AMD FreeSync , e a taxa de atualização é de 100 Hz. Dentre outros recursos suportados, a LG destaca a função Picture By Picture (PBP), que permite a visualização de múltiplos conteúdos a partir de dois computadores diferentes simultaneamente, recurso ideal para espaços de coworking onde duas pessoas podem compartilhar o mesmo monitor. O monitor também promete 99% de cobertura do espaço de cor sRGB e suporte ao HDR10. “O novo monitor contempla características para o conforto visual durante a utilização, a partir das funções Reader Mode, onde os consumidores podem ajustar a temperatura de cor e a luminância para contribuir com a redução dos níveis de fadiga ocular e Flicker Safe, que controla a intensidade de brilho (cintilância) do monitor praticamente imperceptível ao olho humano, ajudando assim a re...

Memória em DNA: 700 terabytes em apenas um grama

Um novo estudo da Universidade de Harvard (EUA) armazenou 5,5 petabits de dados – cerca de 700 terabytes – em um único grama de DNA com sucesso. O feito quebra o recorde anterior de armazenamento em DNA por milhares de vezes. O bioengenheiro e geneticista George Church e Kosuri Lanka conseguiram a façanha tratando o DNA como um dispositivo de armazenamento digital qualquer. Eles armazenaram dados binários codificados em fitas de DNA, ao invés de regiões magnéticas de um disco rígido. Em cada fita de DNA, 96 bits são sintetizados. As bases TGAC do DNA representam valores binários (T e G = 1, A e C = 0). DNA como armazenamento Essa ideia não é nova. E, se for ver, faz muito sentido: o nosso DNA já serve mesmo para armazenar nossas informações, além de coordenar o desenvolvimento e funcionamento das células. Ou seja, ele contém todas as instruções que nosso corpo precisa. Cientistas transformam bactérias em um super HD de computador O DNA como um meio de armazenamento p...

Luvas especiais garantem sensibilidade sobre-humana

Dispositivos usam ressonância estocástica para aumentar o tato do usuário. Pesquisadores do Georgia Institute of Technology desenvolveram uma luva que possui pontas especiais destinadas a aumentar a sensibilidade que o usuário tem a toques. Para isso, são utilizadas pequenas vibrações que aumentam a sensação tátil e desempenho motor daqueles dispostos a vestir o equipamento. O protótipo criado pelos pesquisadores funciona a partir de um conceito conhecido como ressonância estocástica, no qual determinadas quantidades de ruídos brancos são capazes de aumentar a visão, audição, equilíbrio e tato. Apesar de bastante conhecido, nunca antes o conceito havia sido aplicado em um dispositivo que pudesse ser vestido. Tecnologia em desenvolvimento O conceito desenvolvido pelos pesquisadores ainda está em etapa inicial de testes, embora os resultados obtidos até o momento sejam animadores. Pessoas que usaram a luva foram capazes de coletar mais dados a partir de toques do que aquel...